Festa do Divino ganha exposição no Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco

 


A mostra será aberta no dia 13 de maio e ficará até o dia 29 de julho no casarão da Rua José Bonifácio, no Centro de Mogi das Cruzes

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que neste ano completa 410 anos de fé e devoção, ganhará uma exposição no Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, no Centro da Cidade. 

A mostra, que será aberta neste sábado (13) - cinco dias antes do início da Festa do Divino -, vai se chamar “Professora Amália Thereza Manna de Deus” – mulher que cuidou de todos os detalhes da festa por décadas. Os devotos poderão contemplar peças históricas que remetem diretamente à festa e todos os seus elementos, por meio de bandeiras, cartazes com programação antiga, representações do Divino com imagens e oratórios. Outra peça de destaque do acervo é o chapéu utilizado por Josefina de Camargo Franco, ou simplesmente Nhá Zefa. A senhora que viveu até os 91 anos se tornou uma figura tradicional na Entrada dos Palmitos no século passado. A viela que há entre a Rua José Bonifácio e Senador Dantas ganhará decoração especial. 

O Museu Histórico Prof. Guiomar Pinheiro Franco será reaberto a partir deste sábado (13) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na rua José Bonifácio, 202, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes, até o dia 29 de julho. 


Neste ano, a Festa do Divino será realizada de 18 de maio a 28 de maio tem como tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias”. Os festeiros são Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. A programação da festividade está disponível no site www.festadodivino.org e mais informações podem ser vistas nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).




Texto: Maria Salas (Maria Salas - Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Foto: Natália Amschinger (arquivo)

Comentários