Entrada dos Palmitos retorna com todas as tradições

Um total de 32 carros de bois marcarão presença no cortejo, um dos pontos altos da Festa do Divino







Muito mais do que agradecer pela boa colheita, a Entrada dos Palmitos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes deste ano, no dia 27 de maio, terá um significado bem mais especial: o retorno do cortejo completo com todas as suas representatividades e tradições. Por três anos, a pandemia impossibilitou isso. Em 2020, não houve a realização da Entrada dos Palmitos, que, em 2021 e 2022, se adaptou à uma nova realidade e ocorreu em forma de carreata. No ano passado, foi acrescentado um minicortejo, saindo da Praça do Rosário até à Catedral de Sant´Ana, com a participação dos grupos folclóricos (congada e Moçambique).

 

Neste ano, ela volta com tudo. A novidade é o aumento do número de carros de bois, passando dos 26 (em 2019) para os atuais 32, dos quais 12 são das cidades de Santa Isabel, Igaratá e Bragança Paulista. O restante virá da região de Cambuí, no extremo sul de Minas Gerais. De acordo com o coordenador da Entrada dos Palmitos, os cerca de 80 carreiros (e suas famílias) começam a chegar em Mogi das Cruzes no dia 26 de maio, na véspera do grandioso cortejo, entre 12 e 18 horas. Eles ficarão alojados nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no bairro do Mogilar.

 

Já à noite, por volta das 19 horas, os carros de bois começam a ser enfeitados para o grande dia pelas escolas da Cidade. Por fim, é servido a eles um jantar de comida caipira.

 

“Será uma Entrada dos Palmitos cheia de significados, com um cortejo completo e todas as suas tradições. As pessoas estão mais sensíveis na sua fé. E estamos pedindo que os devotos façam suas homenagens aos entes falecidos, neste período, e participem em memória aos que já não estão mais aqui, mas que iam assistir ao cortejo acomodados em algum canto da extensão da via. Contamos com a presença maciça dos fiéis. Será um momento marcante ”, diz o coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricciele.   

 

Grupos folclóricos participantes da Entrada dos Palmitos


Congada de Santa Efigênia

Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida

Congada Divino Espírito Santo

Congada São Benedito do Conjunto Santo Ângelo

Congada São Benedito Coração de César

Moçambique São Benedito/São Benedito de Jesus/Nossa Senhora do Rosário


Texto e foto: Maria Salas (Maria Salas - Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP


Comentários