Devoção: Alvorada, o amanhecer especial do Divino


O frio típico do outono, as manhãs frias do mês de maio, não impedem que os devotos do Divino saiam de suas casas bem cedo para chegarem, às 5 horas, na Praça Coronel Almeida, onde está instalado o Império, ponto de partida para a peregrinação dos fiéis, em tempos de Festa do Divino.


A primeira Alvorada será realizada neste sábado (20). São nove dias de cortejo (como se fosse uma novena), rezando e cantando louvores ao Espírito Santo. Vai ser assim até o domingo (28), Dia de Pentecostes. A cada manhã, um percurso diferente. E depois todos se dirigem ao Salão Paroquial da Catedral, para tomar o tradicional café, acompanhado do pão com mortadela e do biscoito.


Quatro mil pessoas estão sendo aguardadas pelos organizadores da Festa do Divino 2023, já no sábado.


O trajeto deste sábado irá percorrer as seguintes ruas: Dr. Paulo Frontin, Dr. Deodato Wertheimer, Navajas, Capitão Manoel Caetano, Dr. Paulo Frontin, Praça Monsenhor Roque Pinto e Império (fim). Na segunda-feira (22), os devotos seguem em direção ao Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, onde o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini celebrará a Santa Missa. Na sequência, todos retornam ao Império.


Na terça-feira (23), se faz a oração aos doentes e a procissão passará em frente à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Nos demais dias, os percursos seguem pelas ruas centrais. Por fim, no domingo (28), é feita uma breve cerimônia, simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria, em frente ao Convento da Ordem Primeira do Carmo.


“É a fé das pessoas que as move. Neste ano, vamos ter uma surpresa, no último dia da Alvorada, assim que saírmos da igreja, onde foi feita a representação simbólica”, destaca Sylvia Nazar de Abreu, que, ao lado do esposo, Leonidio Sales de Abreu, coordena a Alvorada há 17 anos. Em 2007, eles foram os festeiros da Festa do Divino.


“Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias” é o tema da festividade religiosa e folclórica deste ano, que ocorre de 18 de maio a 28 de maio.


Mais informações sobre a Festa do Divino podem ser adquiridas nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi) -, no site (www.festadodivino.org.br) e também no aplicativo (festa2023.festadodivino.org.br).

 


Texto e foto: Maria Salas (Maria Salas - Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP


 

 

 

Comentários