Festeiros de 2023 querem uma integração maior com as demais Festas do Divino da Diocese

 


Depois de três edições sem ser realizada em seu formato tradicional, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes almeja um evento maior para a edição de número 410 desta festividade que é considerada a mais importante do Brasil. A proposta é que haja uma integração dessa festividade com as demais Festas do Divino que são realizadas pela Diocese de Mogi das Cruzes ao longo do ano.    


Em 2023, estarão à frente dela os casais Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva (festeiros) e Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina (capitães de mastro). Josmar, atual vice-presidente da Associação Pró-Festa do Divino, e sua mulher já foram festeiros da Festa do Divino, em 2012. E dois anos antes, em 2010, eles foram capitães de mastro do casal de festeiros Jeferson Cassola Silva e Flavia Augusta Cassola Silva. 


As atividades preparatórias para a próxima festa começam já a partir da semana que vem, com o início das celebrações das Santas Missas, na Associação Pró-Divino, e com a realização da Primeira Coroa do Divino, que volta com o seu tradicional chá bingo. 


A Santa Missa será no dia 25 de julho, como sempre, na última segunda do mês, às 20 horas, sede da Pró-Divino, localizada na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232, no bairro do Mogilar. A celebração ficará por conta do padre Diogo Shishito, ex-assessor eclesiástico da Festa do Divino, que está de férias em Mogi das Cruzes. Em outubro de 2020 ele foi para a Itália, onde está fazendo o mestrado em Sacra Liturgia, e depois fará o doutorado. O padre ficará na Itália até 2025, quando os cursos serão finalizados. A missa terá a participação de Guilherme Dela Plata, na parte do canto. 

 

Já a Primeira Coroa do Divino está agendada para o dia 13 de agosto, com a participação dos eventos. Será a partir das 15 horas, também na Pró-Divino. O padre que irá acompanhar a reza da Coroa do Divino é o assessor eclesiástico, João Paulo da Silva.   


“Queremos que a nossa Festa do Divino cresça e está integração com todas as Festas do Divino da região é uma vontade nossa de trazer mais e mais devotos do Divino para a festa central. Já estamos convidando todas as paróquias para estarem conosco no ano que vem em vários momentos da festa, como na Procissão de Pentecostes, onde já estamos planejando uma ala festeiros e ex-festeiros das festas dos bairros”, explica Josmar. 


Ele adianta, ainda, que há outras formas de participação deles na Festa do Divino: “Pediremos que eles participem da confecção dos tapetes ornamentais, dessa procissão, e também como padrinhos nas novenas. Além disso, as rezadeiras e rezadores dessas paróquias estão sendo convidadas para rezarem nos bairros”. 


Desde o começo deste mês, os festeiros e os capitães de mastro estão participando das Festas do Divino que ocorreram nos bairros de Brás Cubas e Vila Industrial e nas cidades da região, Birita Mirim e Salesópolis. Eles também participaram da Festa de Sant´Ana, em louvor à padroeira de Mogi das Cruzes, cujo dia é celebrado em 26 de julho. 


Acompanhe as notícias sobre a festa nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi).


Texto: Maria Salas 
MTB: 55.121/SP

Foto: José Carlos Cipullo 

Comentários