Mensagem de fim de ano dos festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2022: O que Deus espera que façamos? Como viver os dons do Divino Espírito Santo que pedimos a cada oração da Coroa?



Os festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego com o padre João Paulo da Silva, assessor eclesiástico da Festa do Divino 

 

O ano de 2021 está acabando e os festeiros da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2022, Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva, e os capitães de mastro, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego, deixam uma mensagem de fim de ano como forma de agradecimento a todos os envolvidos nesta festividade. No próximo ano, a Festa do Divino ocorrerá de 26 de maio a 5 de junho, sob o tema “Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz”.

 

“Lá se foram quase dois anos desde o início da pandemia e ainda estamos aprendendo uma nova forma de viver: nos parece que a digitalização acelerada trouxe consigo uma referência de tempo diferente, pois a facilidade de conexão pelo meio virtual nos colocou sempre disponíveis e então ‘normalizamos a correria’.


Tem sido cada vez mais comum receber essa justificativa como resposta nos contatos que fazemos e sentimos que devemos, ao menos, refletir sobre a qualidade do que temos feito com o precioso tempo que Deus nos concede.


Nossa experiência não tem sido diferente, pois precisamos decidir o planejamento das ações que gostaríamos de realizar à frente da Festa do Divino em 2022, tendo como referência a comparação com as edições passadas e suas tradicionais atividades. Porém, a cada movimento que nos aproxima desses planos, somos impactados pelas notícias de uma nova variante da Covid-19, do surto da influenza, do cancelamento de eventos...


E fica a pergunta inquietante: o que Deus espera que façamos? Como viver os dons do Divino Espírito Santo que pedimos a cada oração da Coroa?


Procuramos buscar, no Evangelho de São Lucas, a nossa inspiração, em que Nosso Senhor Jesus Cristo realiza sua catequese com Marta e Maria e deixa um importante ensinamento: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.


Sensíveis a esse aprendizado, queremos, neste momento, finalizar este texto fazendo algo importante que tem caído no esquecimento: agradecer! Pelo dom da vida, por nossa saúde, pelo apoio dos familiares e amigos, na pessoa de nosso bispo, Dom Pedro Luiz Stringhini, pela acolhida e pelos direcionamentos religiosos que temos recebido dos padres da Diocese de Mogi das Cruzes, pelas inúmeras manifestações de carinho e ajuda voluntária por parte dos devotos.


Muito obrigado, Divino Espírito Santo! Que em sua infinita misericórdia, nos capacite para que sejamos verdadeiros instrumentos de vossa paz! Feliz 2022 a todos!”.


Comentários