Presentes dos padres foram feitos por artista plástica da cidade

A artista plástica AnaMarB desenhando nas peças 


A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem uma série de tradições, o que não é de se espantar para uma festividade que está completando 408 anos de fé e devoção, neste ano de 2021. Uma delas é presentear cada um dos padres que celebra as missas da novena preparatória ao longo de nove dias.
 
Neste ano, como forma de prestigiar o artista local, os festeiros Mauro de Assis Margarido, o Maurinho, e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha, da Festa do Divino, convidaram a artista plástica Ana Maria Barbosa, a AnaMarB, para fazer o produto a ser presenteado: uma moringa com copo em porcelana. Já a artesã Ana Paiva ficou responsável por confeccionar as caixas personalizadas para guardar os presentes. Elas terão placa de aço escovado e a dedicatória para cada padre.
 
“A escolha dos presentes é sempre um momento especial porque queremos deixar, para cada padre celebrante, uma lembrança da festa e retribuir a nossa alegria pelo ‘sim’ que eles nos deram ao aceitar em presidir a missa. É um momento que ficará na história. Neste ano, em especial, resolvemos chamar uma artista local, que participa da tenda Oficina Divineira da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, na Quermesse (parte social da Festa do Divino), onde são vendidos produtos alusivos à Festa do Divino. É uma homenagem aos artistas plásticos e artesãos, que vendem os seus produtos na Oficina Divineira, mas que, neste ano, pelo segundo ano, por causa da pandemia, não vai ocorrer. Por isso, este presente tem um significado maior”, diz a festeira Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.
 
As moringas e suas canecas feitas pela artista plástica AnaMarB

A artista plástica Ana MarB diz que aceitou o convite como uma missão: “O meu trabalho envolve fé, respeito e amor. E esse convite veio num momento muito delicado em minha vida. Estava emotiva! Foi uma ação de graças, que ocupou o meu tempo e a minha cabeça ficou presa ao Divino, sou muito grata a Ele e a essa festividade, que envolve religião, folclore e cultura”, comenta Ana MarB, que em julho completa 49 anos atuando com artista plástica e 776 exposições.
 
Foram produzidas 25 peças de moringa e 25 canecas, com temas dos mais variados, claro, ligados à Festa do Divino. Pintura feita à mão, com canetado, de óleo mole, e duas queimas em forno profissional de alta temperatura (780°C) para ter esse efeito fino, com brilho e de ótima qualidade. O trabalho foi iniciado no dia 16 de abril e finalizado no dia 10 de maio. “As ilustrações apresentam pessoas fazendo rezas, levando as Bandeiras para a igreja, para o campo... A bandeira abre os caminhos, sempre está na frente”, revela Ana MarB.
 
Além dos padres, duas peças seguem para o Museu do Divino Espírito de Mogi das Cruzes e para o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
 
O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, mostra o presente

Confira a programação religiosa da Festa do Divino 2021, no site (www.festadodivino.org.br) e nas redes sociais, Facebook (/FestadoDivinodeMogidasCruzes), onde são transmitidas online, em tempo real, as alvoradas e as missas da Novena Preparatória para o Dia de Pentecostes. Nessa página e no Instagram (@divinomogi) também são postadas fotos diariamente sobre este evento, que completa 408 anos de fé e devoção. Além disso, o devoto pode conferir uma programação cultural, com vídeos já gravados com os grupos de Congada, Marujada e Moçambique, no canal no YouTube (/FestadoDivinodeMogidasCruzesSP).






Texto: Maria Salas Barreira (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Fotos: Natália Amschinger


Comentários