Festado Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes divulga programação religiosa



Pelo segundo ano, a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será realizada com uma programação voltada completamente para a parte religiosa, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apesar de já haver vacina, as restrições para conter o avanço da doença seguem e, mais uma vez, a programação também teve de ser planejando com uma série de cuidados.


A 408ª Festa do Divino começa nesta quinta-feira (13), com o tema Divino Espírito Santo, Fortalecei-nos na caridade e Conduzi-nos à Santidade. 

"Per Gratiam Dei Et Spiritus Sanctus"

 

A parte social da festividade religiosa, a Quermesse, sempre muito aguardada pelo público não vai ocorrer. Mas os festeiros Mauro de Assis Margarido, o Maurinho, e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha, que também estiveram à frente da festividade de 2020, pensaram em uma programação um pouco mais abrangente, se comparada à do ano passado, respeitando a todas as normas sanitárias para evitar o contágio da Covid-19, com a presença dos devotos, ainda que limitada, e a instalação do Império, local de fé e reflexão para os devotos. As transmissões online continuam, e neste ano elas ocorrerão também pelo canal do YouTube e seguem pelo Facebook. Será uma transmissão simultânea.

 

Em 2020, a Bandeira do Divino, importante símbolo de fé e devoção, dos festeiros e capitães do mastro não foi apresentada. Neste ano, contudo, ela será mostrada aos fiéis no primeiro dia da festividade (13 de maio), que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora. A abertura será às 16 horas, na residência dos festeiros, na Vila Suíssa. De lá, todos seguem em carreata até a Prefeitura de Mogi das Cruzes. O levantamento do Mastro está previsto para ocorrer às 18h30, com a abertura do Império, que não foi montado em 2020, mas volta neste ano com uma adaptação e um novo local.  

 

As missas da Novena Preparatória para o Dia de Pentecostes (23 de maio) retornam para a Catedral de Sant´Ana e contará com a presença de fiéis, obedecendo ao número de público, no momento de 25% da capacidade total da igreja. No ano passado, elas foram realizadas na paróquia do padre celebrante. Ou seja, a cada noite os festeiros e capitães de mastro estavam em um bairro diferente. Foi nesse período que eles criaram a Carreata do Divino, que percorria o bairro da igreja. Neste ano, a Carreata também teve uma adaptação e se tornou a Carreata Solidária do Divino. Desde o dia 16 de abril, os festeiros e capitães de mastro têm levado a Bandeira do Divino aos bairros da cidade. Na oportunidade, são arrecadados alimentos não-perecíveis e produtos de higiene, para serem doados às famílias carentes.

 

As missas começam no dia 14 de maio, com a celebração do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, e seguem até o dia 22 de maio, presidida pelo padre Dorival Aparecido de Moraes (confira a programação). Os devotos podem agendar a participação por meio do site (www.festadodivino.org.br).

 

Nos dias da Festa do Divino, os devotos podem fazer a doação de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene. Eles podem ser entregues antes da missa da novena ou em dois pontos fixos, na Ótica Rubi, situada na rua Brás Cubas, 191, no centro (em frente o casarão Santander), de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 17h30, e aos sábados, das 9 às 13 horas, e na Livraria Dom Divino, localizada na rua Dr. Paulo Frontim, 381, no centro (na lateral da Catedral de Sant´Ana – em frente ao Salão Paroquial), das 6 às 20 horas.

 

As Alvoradas também estão de volta, mas sem cortejo pelas ruas e sem a presença maciça dos devotos. Elas ocorrerão a partir do dia 14 de maio, dentro da Catedral de Sant´Ana, com a presença de público, igualmente limitada a 25% da capacidade de igreja.

 

As transmissões das missas e das alvoradas, além de outras ações da Festa do Divino, serão feitas pelo Facebook (/FestadoDivinodeMogidasCruzes) e YouTube (/FestadoDivinodeMogidasCruzesSP). A programação está disponível no site (www.festadodivino.org.br). 




Texto: Maria Salas Barreira (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP 


Fotos: Johhny Rodrigues 

Comentários