Entrada dos Palmitos e Afogado da Caridade ocorrem neste sábado


Carreata dos Palmitos em 2020

O sábado (22), antevéspera do Dia de Pentecoste, será marcado pela tradicional Entrada dos Palmitos, que também teve de ser adaptada por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No lugar dos carros de boi entram os veículos automotivos e no lugar da Charola dos Alimentos entra o carro dos alimentos arrecadados na Carreata Solidária, realizada de 16 de abril a 12 de maio, que percorreu vários bairros da cidade e arrecadou pouco mais de oito toneladas. Também no sábado, será realizado o Afogado da Caridade, em alusão ao Afogado do Povo. Neste caso, contudo, duas instituições serão beneficiadas: Instituto Pró+Vida São Sebastião e Abomoras, que receberão, também, mudas de palmito. Neste ano, a festividade tem como tema: "Divino Espírito Santo, Fortalecei-nos caridade e Conduzi-nos à Santidade".


A Entrada dos Palmitos não terá a presença dos devotos. A carreata sairá às 10 horas da Capela Santa Cruz (rua Ricardo Vilela, 1.200), com a participação dos festeiros Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido, os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha, e membros da Associação Pró-Festa do Divino. Haverá, ainda, o carro dos alimentos (Charola), o carro das Bandeiras e o carro que levará a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Assim como ocorre, quando é feito o cortejo, a carreata descerá a rua Ricardo Vilela, tendo como destino a Catedral de Sant´Ana, onde o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, vai receber o grupo da carreata, para abençoar os alimentos e o afogado que será entregue aos moradores das instituições.

Ainda na Catedral, em frente à igreja, mestres e capitães de seis grupos irão estar presentes, entoando seus tradicionais cânticos, e também para receber a benção. O berranteiro Regis Vilas Boas fará o toque do berrante. Os grupos são: Congada de Santa Efigênia, Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Congada São Benedito do Conjunto Santo Ângelo, Congada São Benedito Coração de César de Souza, Congada Divino Espírito Santo e Moçambique Capela de Santa Cruz do Botujuru.

Em seguida, a carreata segue para o Instituto Pró+Vida São Sebastião e depois para o Abomoras, onde serão entregues os afogados e as mudas de palmito.  


O afogado

O afogado, típico prato da Festa do Divino, não poderia faltar. E pelo segundo ano, os organizadores do evento religioso inseriram na programação o Afogado da Caridade, em alusão ao Afogado do Povo.

O prato será preparado nesta sexta-feira (21), à noite, na cozinha da Associação Pró-Festa do Divino, no Mogilar, pela equipe do coordenador do afogado da festa, Cláudio França. “O prato do Afogado da Caridade representa a acolhida às pessoas ou entidades que necessitam e representam os devotos que não puderam comparecer à Quermesse, por causa da pandemia”, explica França, que diz estar sentindo saudade da correria que é nos 11 dias de festividade.

“Todos nós estamos sentindo um grande vazio, parece que falta alguma coisa, a correria do trabalho, as pessoas que trabalham na festa a responsabilidade que temos em servir tanta gente, as rezas, os almoços da barraca com os voluntários e, principalmente, o encontro dos amigos e devotos que nos deixa com o coração apertado, tudo isso dá falta”, reforça o coordenador.  


Nos dias de festa, há em torno de 30 a 40 pessoas trabalhando na cozinha e algo em torno de 40 a 50 para servir no salão. No Afogado da Caridade, a equipe é bem reduzida, com apenas oito pessoas para cozinhar o prato.

Para este dia, serão preparados 200 pratos, com os tradicionais ingredientes: carne, batata, tomate, cebola, pimentão, giló, salsão, salsinha e temperos.
Confira a programação religiosa da Festa do Divino 2021, no site (www.festadodivino.org.br) e nas redes sociais, Facebook (/FestadoDivinodeMogidasCruzes), onde são transmitidas online, em tempo real, as alvoradas e as missas da Novena Preparatória para o Dia de Pentecostes. Nessa página e no Instagram (@divinomogi) também são postadas fotos diariamente sobre este evento, que completa 408 anos de fé e devoção. Além disso, o devoto pode conferir uma programação cultural, com vídeos já gravados com os grupos de Congada, Marujada e Moçambique, no canal no YouTube (/FestadoDivinodeMogidasCruzesSP).



Texto: Maria Salas Barreira (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Fotos: Glauco Ricciele



Comentários