Missa de Envio das Rezadeiras e Rezadores será no dia 31, às 19h30, na Catedral de Sant´Ana


O grupo de rezadeiras, rezadores e auxiliares com o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Missa de Envio de 2020   


A Missa de Envio das Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2021 será realizada no dia 31 de janeiro (domingo), às 19h30, na Catedral de Sant´Ana, presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, e pelo padre João Paulo da Silva.
 
A missa será presencial, com número limitado de fiéis, respeitando a capacidade máxima de 40% (de 300 a 310 pessoas) da igreja, em razão da pandemia, seguindo os protocolos, como distanciamento entre as pessoas e uso de máscara álcool em gel. Os devotos também poderão acompanhá-la via Facebook da Festa do Divino (https://www.facebook.com/festadodivinodemogidascruzes), por meio da transmissão online.
 
Estão sob a coordenação de Aparecida Marlene Miguel de Barros (Cida), Elizabeth Martins de Godoy (Beth) e Mônica de Sousa Mello, 48 rezadeiras oficiais e 134 auxiliares, totalizando 172 pessoas.
 
Devido ao atual cenário, que preza ainda mais por isolamento social, neste ano, pela primeira vez, em sete anos, não será realizado o Retiro das Rezadeiras e Rezadores, nem presencial com restrição. “Estamos pensando em preservar a saúde das rezadeiras e rezadores, num momento em que os casos do novo coronavírus só aumentam. E as rezadeiras e rezadores e seus auxiliares são pessoas com idade acima dos 60 anos, considerado grupo de risco. Mas vamos ter a presença de algumas, na Missa de Envio, que marca o início do trabalho delas, pessoas essenciais na caminhada de fé e evangelização da Festa do Divino”, disse Roberta Fadoni Batalha, que, ao lado do marido, Maurimar Batalha, têm a missão de comandar a festa religiosa como capitães de mastro. O casal de festeiros é Mauro de Assis Margarido (Maurinho) e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.
 
A coordenadora Cida Barros adianta como será o protocolo para a Missa de Envio: “Não faremos parte da procissão de entrada, pois as rezadeiras, os rezadores e os auxiliares irão direto para os bancos, evitando assim, a aproximação na fila. Está sendo feito o convite para eles, de forma que fiquem bem à vontade para participar ou não. Solicitamos e reforçamos que é um convite, e só deve participar presencialmente quem se sentir seguro”.
 

Coroas do Divino online
 
O grupo de rezadeiras e rezadores irá reutilizar os kits que foram entregues no Retiro Espiritual de 2020. “Serão os mesmos do ano passado. O material pouco foi usado, devido à pandemia iniciada em março. Faremos a reposição de acordo com a necessidade de cada um”, explicou a coordenadora Cida.
 
A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando começou a pandemia, em março, a Coroa do Divino será feita remotamente, ou seja, online. “Será realizada de acordo com o combinado, entre as rezadeiras e rezadores e as famílias, de forma online, em horário acertado e seguindo o livreto”, afirmou Cida.
 
Neste ano, a Festa do Divino ocorrerá de 13 a 23 de maio, sob o tema “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”. 





Missa de Envio de 2020


Texto: Maria Salas Barreira (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP 


Foto: Natália Amschinger 



Comentários