Missa Campal do Divino Verde é neste sábado


A quarta edição da Missa Campal do Divino Verde (não presencial) será realizada neste sábado (27/6), às 10 horas, na Paróquia Cristo Rei, na Vila Oliveira, com transmissão online pelas redes sociais. Tradicionalmente, ela é promovida no Parque  Natural Municipal Francisco Affonso de Melo – Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), terá de ser realizada na igreja, em razão do acesso à Internet.  

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, fará a celebração, que terá a participação dos festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino, respectivamente, Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e dos capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha.

A missa (não presencial) faz parte das festividades do Junho Verde, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, em parceria com a Associação Pró-Divino. Todos podem acompanhar pelas redes sociais das páginas no Facebook da Festa do Divino (/festadodivinodemogidascruzes), da Paróquia (/paroquiacristoreimogidascruzes) e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes (/svmamogidascruzes).

“A celebração da Missa do Divino Verde é um lindo momento de oração em meio à natureza. Até então, as celebrações sempre ocorreram no Parque   Municipal. Neste ano, contudo, não será possível. É um momento de agradecer a Deus por tudo que ele proporciona para a nossa cidade, que está em volta das serras e tão lindamente é cercada de áreas verdes. É celebrar a união de esforços para que a natureza seja preservada, com os trabalhos desenvolvidos entre a Pró-Divino e Secretaria do Verde e Meio Ambiente”, diz a festeira.

Implantado em 2013, o Divino Verde é um projeto de sustentabilidade e ações socioambientais, que tem como proposta minimizar os impactos ambientais causados Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. “O objetivo é criar conscientização e educação ambiental nas pessoas em vários momentos da festa, como na Quermesse, no Café da Alvorada e na Casa da Festa, incentivando a reciclagem do lixo”, explica o presidente da Pró-Divino, José Carlos Nunes Júnior, que na época foi o festeiro. Na oportunidade, ele teve o apoio do então vereador Juliano Abe, hoje vice-prefeito e do secretário do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, hoje, secretário de Gabinete, na Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Atualmente, o Divino Verde tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, sob a gestão de Daniel Teixeira de Lima, e da diretora do Departamento da SVMA, Patrícia Cesare, que agregam importante respaldo com os trabalhos desenvolvidos com as entidades que participam da Quermesse. Desde então, outras ações foram implementadas no Divino Verde, como o plantio de mudas de espécie nativas da Mata Atlântica e a Caminhada Ecológica.



Texto e foto: Maria Salas (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP



Comentários