Chá Beneficente da Festa do Divino é neste sábado





A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes se aproxima e as ações pré-festa continuam a todo vapor. Neste sábado (8/2), às 15 horas, será realizado o 7º Chá Beneficente, com a reza da Coroa do Divino, seguido do bingo, na Associação Pró-Divino, no Mogilar. O padre Diogo Shishito conduz a reza, com o grupo de rezadeiras do dia. O valor do convite é R$ 7,00 (com duas rodadas de bingo) e, ao longo da tarde, há rodadas especiais, com a venda de cartelas avulsas.  

“Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade” é o tema da festividade religiosa e folclórica, que neste ano ocorre de 21 a 31 de maio. À frente dela estão os festeiros Mauro de Assis Margarido (Maurinho) e Cícera Alecxandra de Oliveira (Alê) e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha.

Agora estamos na reta final. E só pedimos que Deus nos abençoe e nos conduza. Que nosso trabalho frutifique e que os frutos sejam lindos aos olhos de Deus. Que todo esforço e dedicação sejam compensados com uma linda festa, com muita harmonia, amor e paz!”, diz a festeira Alê, que, ao lado do marido, o festeiro Maurinho, e do casal de capitães de mastro, Maurimar e Roberta, ajustam a programação desta que é uma das festas mais tradicionais de Mogi das Cruzes e uma das mais importantes do Estado de São Paulo.

No fim de semana que passou, por exemplo, eles foram até Jacareí, convidar o padre Antônio Maria para participar da Festa do Divino de 2020. Acompanhados do voluntário Johnny Rodrigues, que intermediou a visita, os dois casais foram recebidos no Mosteiro Ain Karin, onde vive o padre. “Fomos ao Mosteiro, um lindo lugar. O padre, na sua simplicidade, nos recebeu com muito carinho. Ele é uma graça de ser humano. Até uma música cantou para nós. Ficou muito feliz em receber o convite, e nós mais ainda por ele ter aceitado”, conta Alê.

A presença do padre Antônio Maria está confirmada para o último fim de semana da Festa do Divino. No dia 30 de maio (sábado), ele celebrará na Missa Campal, que ocorre às 15 horas, na área da Quermesse, no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar”, no Mogilar. No mesmo dia, mas à noite, às 20 horas, o apresentador do Terço de Aparecida, diariamente na TV Aparecida, fará uma apresentação especial, dentro da programação social da festividade, também na área da Quermesse. Já no dia seguinte, 31 de maio, último dia da Festa do Divino, ele participará da Alvorada, às 5 horas. Esta procissão chega a reunir até duas mil pessoas.

Próximo ao Convento da Ordem Primeira do Carmo, todos recebem uma vela que é acesa quando se chega ao ponto, onde, tradicionalmente, é realizada a cerimônia que simboliza a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. “Quando fomos mostrar as fotos da Alvorada, ele brincou conosco: ‘Nem quero ver! Prefiro ver ao vivo’. Ficamos muito felizes e estamos em oração para que tudo dê certo. Quem sabe ele não participe, também, da Procissão de Pentecostes?”, questiona a festeira.

Também está confirmada a presença do cantor Moacyr Franco, no jantar “Frango à Basilicata”, no dia 24 de abril. O prato será preparado pelo chef Valdir Stilhano.

Romaria

Continuam as vendas das passagens para a "2ª Romaria da Festa do Divino na Casa da Mãe Aparecida - Pede à Mãe que o Filho atende”, que será realizada no dia 21 de março. O valor é R$ 40,00. Até o momento, de acordo com os organizadores, já foram preenchidos 22 ônibus. “A nossa meta é sair de Mogi com 30 ônibus. Por isto, reforço o convite para que todos participem deste lindo encontro nacional das Festas do Divino. Será um dia de oração, confraternização, união e alegria. Vamos juntos pedir ao Espírito Santo todos os seus Dons!”, destaca a festeira Alê.

Mais informações sobre a Festa do Divino 2020 podem ser obtidas pelo telefone (11): 4790-6835.





Texto: Maria Salas (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Fotos: Natália Amschinger 

Comentários