Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino têm Retiro e Missa de Envio neste fim de semana


 As coordenadoras das rezadeiras Cida Barros, Beth Godoy e Mônica Mello 

A quatro meses do início da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que neste ano ocorrerá de 21 de maio a 31 de maio, rezadeiras, rezadores e auxiliares participam do 7º Retiro Espiritual, no sábado (25), na Associação Pró-Divino, e da Missa de Envio, no domingo (26), às 19h30, na Catedral de Sant´Ana. Este momento representa o início da caminhada do grupo de evangelizadores, que se encarrega de visitar as casas dos devotos em toda a Cidade, levando os dons do Espírito Santo. Estão sob a coordenação de Aparecida Marlene Miguel de Barros (Cida), Elizabeth Martins de Godoy (Beth) e Mônica Mello, 51 rezadeiras oficiais e 139 auxiliares, totalizando 190 pessoas. 

Em 2019, de acordo com dados da coordenação das rezadeiras e rezadores, foram visitadas 1.928 casas e 31.087 pessoas foram evangelizadas.

“O lindo trabalho das rezadeiras e rezadores é por amor e dedicação a tudo que se refere ao Divino Espírito Santo. A principal missão é evangelizar cada vez mais, não importando se é rico ou pobre, se mora longe ou perto. Não é demais afirmar que este grupo é o coração da Festa do Divino Espírito Santo”, afirma Cida Barros, uma das coordenadoras do grupo.

O retiro espiritual terá início a partir das 7h30, quando os participantes serão recepcionados com um café da manhã. Até às 17 horas, todos terão um dia de muita oração e reflexão sobre o tema deste ano “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”. Além disso, haverá animação e cântico, com a participação do músico Sandro Rogério, ao longo do dia.

Os festeiros Mauro de Assis Margarido (Maurinho) e Cícera Alecxandra de Oliveira (Alê) e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha também irão participar do encontro.

Às 8h30, o padre Diogo Shishito irá celebrar a Santa Missa. Às 9h45, será realizada a primeira reflexão: "Fortalecer e Conduzir". Às 10h45, mais uma reflexão: "Caridade e Santidade". Em seguida, às 11h30, haverá a dinâmica "Rosa Mística". Uma hora depois, será dada uma pausa, para o almoço, que será servido a todos os participantes na própria Associação. As atividades serão retomadas às 14h, com a entrega dos materiais que rezadeiras, rezadores e auxiliares irão utilizar neste período de rezas e visitas às residências dos devotos, e orientações práticas. Às 16 horas, tem a adoração ao Santíssimo Sacramento e Três Invocações à Maria Santíssima, para encerrar o evento.

A festeira Alê Margarido fala sobre estes dois grandes dias, que ocorrerão no fim de semana. "Para nós, o retiro representa já o início da Festa do Divino, o início religioso. É um momento lindo! Já podemos sentir o pulsar da festa neste dia, que terá muita oração, fé, espiritualidade. É a presença de Deus no meio de nós! Afinal, as rezadeiras e rezadores, e seus auxiliares, são um dos símbolos religiosos mais fortes de toda a nossa festa. O trabalho que eles fazem é incrível. 'Ide e evangelizai'", destaca Alê.

Já no domingo, às 19h30, ocorre a Missa de Envio, na Catedral de Sant´Ana, com a celebração do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A festeira deixa um convite para que todos participem de da Missa. "Este é o momento em que todos estaremos reunidos como em Pentecostes, em oração, pedindo para Deus derramar todos seus dons sobre nós! E pedimos que rezadeiras, rezadores e auxiliares sejam portadoras desse Espírito. Nós, festeiros e capitães de mastro, estaremos em oração com toda a comunidade, pedindo a Deus, que os guie, ilumine, fortaleça, proteja, cure suas enfermidades e que em cada casa por onde passarem sejam propagadoras  do amor de Deus por nós. Contamos com a presença de todos", diz a festeira.

Os interessados em receber as visitas das rezadeiras e rezadores devem entrar em contato na Associação Pró-Festa do Divino pelo telefone (11) 4790-6835 ou agendar diretamente com as próprias rezadeiras, que visitam os lares até dias antes do começo de uma das festividades religiosas mais importantes do Estado de São Paulo e até do Brasil.



Os festeiros Mauro de Assis Margarido (Maurinho) e Cícera Alecxandra de Oliveira (Alê) e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha também irão participar do encontro




Texto: Maria Salas (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Foto 1: José Carlos Cipullo


Foto 2: Natália Amschinger 


Comentários