Pró-Divino dá posse a novo presidente nesta sexta-feira




Josmar Cassola e José Carlos Nunes Jr.


A nova diretoria-executiva da Associação Pró-Festa do Divino para o biênio 2020/2021 toma posse na noite desta sexta-feira (17/1), em solenidade que será realizada, às 19h30, na sede da organização, no bairro do Mogilar, em Mogi das Cruzes.

À frente da presidência está o consultor empresarial José Carlos Nunes Júnior, que já foi capitão de mastro (2011) e festeiro (2013) da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Também já respondeu pelos cargos de primeiro-secretário (2014/2015) e primeiro-tesoureiro (2016/2019), na Pró-Divino. O vice-presidente será o empresário Josmar Cassola, que comandou a Associação por dois mandatos seguidos (2015/2019). (Confira como ficou composta a diretoria-executiva no quadro).  

Além de ‘dar continuidade no belíssimo trabalho realizado pela gestão anterior’, Júnior pretende fazer outras ações, atuando como presidente da Pró-Divino. “Desenvolver mais projetos de solidariedade, no decorrer do ano, e difundir a nossa Festa do Divino para outras regiões, criar oficinas, enfim, deixar nossa Associação em evidência em prol da sociedade”, diz ele.

Casado com Lilian Aparecida Ramos Nunes, o atual presidente da Pró-Divino é pai de Felipe, Raphael e Ana Carolina e avô de Lucca, Elisa, Lorenzo e João Vicente (que já está a caminho). Emocionado, José Carlos Nunes Júnior fala sobre a relação dele e da família com a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. “Sempre tive uma ligação muito forte com a Festa do Divino, é uma herança de família. Minha avó sempre foi muita devota, e, desde pequeno, me levava para participar da Alvorada e Passeata das Bandeiras. Toda a família se envolvia e participava fervorosamente. Em 2008, meu irmão (Fernando Nunes), que até então era o coordenador do Café da Alvorada, foi festeiro. Neste ano, devido aos compromissos dele à frente da festividade, fui convidado para assumir a coordenação, que venho comandando até os dias de hoje, com minha esposa e a colaboração dos filhos”, destaca.

A Pró-Divino é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter religioso, cultural, turístico, assistencial e filantrópico, que tem como objetivo difundir a devoção ao Divino Espírito Santo, pesquisar e proceder ao levantamento de dados sobre as festividades em louvor ao Divino Espírito Santo, realizadas nesta e em outras cidades do país e do exterior; organizar o arquivo histórico da Festa do Divino Espírito Santo, dentre outros. “Estar à frente da Associação é uma responsabilidade muito grande, mas, ao mesmo tempo, este desafio torna-se prazeroso devido à tamanha devoção. Digamos que é servir com amor e com toda a disposição, ser realmente um voluntário de Deus, e poder contar com uma diretoria comprometida, associados e voluntários, com o mesmo objetivo, forças e iluminados pelo Espírito Santo, é muito bom!”, ressalta Júnior.

Ele fala, ainda, sobre a importância da Festa do Divino tanto para os devotos como também para as entidades beneficiadas e até para a Cidade: “A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma festa com mais de 400 anos de fé e devoção, então podemos dizer que, se não é uma das maiores do Brasil, é a mais antiga. Na Região do Alto Tietê, é a maior festividade de manifestação popular religiosa católica, com conteúdo cultural, folclórico e social, que beneficia financeiramente dezenas de entidades de nossa região com as receitas geradas de produtos vendidos na quermesse. É uma festa que, apesar de grandiosa, ainda não teve uma projeção à sua altura para ser difundida em outras regiões do País. Mas, mesmo assim, consegue trazer pessoas de outros municípios e Estados, o que fomenta o comércio de nossa Cidade. Neste período, Mogi das Cruzes se transforma. São devotos que agradecem os dons recebidos e que percorrem ruas por meio da Passeata das Bandeiras e Alvorada, participam da novena, Entrada dos Palmitos (única manifestação no Mundo) e da Procissão de Pentecostes. Podemos dizer que agradecem e buscam graças, devotos iluminados, abençoados, que fazem com que cada vez mais, perpetue esta digníssima tradição em nossa cidade, que foi denominada como ‘a morada do Espírito Santo’”.


Diretoria-executiva 2020/2021


Presidente: José Carlos Nunes Júnior 
Vice-presidente: Josmar Cassola da Silva
       
1ª secretária: Márcia Aurora Andere de Melo
2º secretário: Wilamis Roberto Chaudar Santana
       
1º tesoureiro: João Pedro dos Santos Oliveira 
2º tesoureiro: Leonídio Sales de Abreu
       
Diretora de Assuntos Religiosos: Neide Cassola da Silva
Diretor de Assuntos Culturais e Folclóricos: Antônio Lúcio de Lima
Diretor de Patrimônio: Carlos Matias Guerra
Vice-diretor de Patrimônio: Sergio Braz de Souza
Diretora Social: Cícera Alecxandra Margarido (Alê)
Diretor de Marketing: Gérson Benedito de Barros
Diretor de Eventos: Fernando Carlos Nunes
Diretor de Assuntos Institucionais: Akcel de Godoy
Diretor de Assuntos Jurídicos: Marcelo Braz
Diretor Espiritual: Pe. Diogo Shishito dos Santos
       
Conselho Fiscal
       
Membros efetivos: Reginaldo Abrão, Miled Cury Andere e Célio Roberto Cunha Mello
Membros suplentes: Mathias Tomazulo, Ciro Fujii e Sérgio Paschoal Gomes


Texto: Maria Salas (AlexMar Assessoria de Comunicação)
MTB: 55.121/SP

Fotos: Natália Amschinger

Comentários