Maior festividade religiosa do País tem início na Cidade e é marcada por uma série de atividades, como Alvoradas, Missas, Passeatas das Bandeiras, Quermesse e Entrada dos Palmitos



A cidade de Mogi das Cruzes se veste de vermelho a partir desta quinta-feira (30/05) para vivenciar 11 dias de fé e devoção ao Divino Espírito Santo, mantendo uma tradição que perpetua por 406 anos. Até o dia 9 de junho, os devotos mudam um pouco a sua rotina para poder participar de algum momento da Festa do Divino, seja do religioso, do folclórico ou do social. Eles estão presentes nas Alvoradas, nas missas da Novena Preparatória, na Passeata das Bandeiras e na Quermesse, parte social do evento religioso, que conta com a participação de 30 entidades beneficentes, comercializando comidas das mais variadas opções, bebidas e artesanato, e onde também ocorrem os shows e há um parque de diversão para a alegria de crianças e jovens. 
O evento em homenagem à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade foi trazido ao Brasil pelos portugueses, inclui, ainda, homenagens, visitas ao Império, onde ocorrem as Coroas do Divino, Caminhada Ecológica, Missas Campais e a Procissão de Pentecostes, seguida da incineração dos pedidos feitos ao Espírito Santo, no último dia da festividade. Além disso, há a Entrada dos Palmitos, dia em que também é distribuído gratuitamente um dos alimentos mais tradicionais do evento, o afogado, à população.  
À frente da Festa do Divino, que neste ano traz como tema “Divino Espírito Santo, renove a nossa fé a transforme em missão”, estão os festeiros Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz e os capitães de mastro Antônio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado, que começaram a planejar o evento desde agosto de 2018, com o respaldo da Associação Pró-Festa do Divino, que neste ano completa 25 anos de fundação, e pela Diocese de Mogi das Cruzes, sempre com o apoio do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini. “Preparamos uma festividade com muito carinho, em devoção e agradecimento por todas as graças que o Espírito Santo faz em nossas vidas. Todos esperam ansiosos por este momento e esperamos que todos cresçam e se fortaleçam em amor e respeito ao próximo. Agradecemos ao apoio dos voluntários e das pessoas que trabalham conosco para fazer uma linda festa em louvor ao Divino Espírito Santo e preparar os nossos corações para o grande dia, o de Pentecostes”, comenta a festeira Sueli, convidando os fiéis a participarem de algum momento da programação do evento.

Comentários