Dom Odilo Scherer celebra missa da novena preparatória nesta quinta-feira (7/6)

Cardeal atualmente é o arcebispo de São Paulo, a terceira maior arquidiocese católica romana do mundo e foi um dos favoritos na eleição que escolheu o Papa Francisco

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo desde março de 2007 por nomeação do então papa Bento XVI, vai celebrar a missa da Novena Preparatória do Divino Espírito Santo nesta quinta-feira (7/6), a partir das 19h30, na Catedral de Sant'Ana, no centro de Mogi das Cruzes. O bispo da Diocese de Mogi irá concelebrar a missa, seguida da tradicional Passeata das Bandeiras, que irá visitar um devoto, no bairro dos Remédios, próximo ao Largo Francisco Ribeiro Nogueira, no centro.   
Há seis anos, em 2013, o cardeal dom Odilo Scherer, era um dos mais cotados para ser eleito papa na eleição que escolheu o cardeal Jorge Mario Bergoglio, que se tornaria o papa Francisco. Para muitos, este foi o momento mais próximo que um brasileiro poderia ser escolhido papa, já que dom Odilo Scherer aparecia como o segundo mais cotado, atrás apenas do italiano Angelo Scola.
Dom Odilo Scherer tinha a seu favor a idade - estava com 63 anos no conclave - e que abraça novos métodos para atingir os fiéis, como uma página na rede social Twitter que mantém há algum tempo. Outro fator positivo para o cardeal era a de que passou um período trabalhando na Cúria Romana, onde atuou na Congregação para os Bispos, considerada um dos mais importantes departamentos do Vaticano. Além disso, neste período, concretizou boas ligações com cardeais da Europa, maior bloco de votação na escolha de novos papas. Outro fator positivo, na época, é que dom Odilo Scherer passou longe dos escândalos sexuais que atingiram a Igreja Católica.
Seguindo seu trabalho na Arquidiocese de São Paulo, no início do mês de maio deste ano, o cardeal Odilo Scherer foi eleito para ser o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) no próximo quadriênio. “Ele é o responsável da nossa província, várias Dioceses de são Paulo, unidas à Arquidiocese de São Paulo formam a província eclesiástica, na qual dom Odilo é o nosso representante junto à Roma, então ele é um dos elegíveis a papas, os cardeais são os possíveis futuros papas. Para nós, a importância de ter uma missa da Festa do Divino representa essa unidade da igreja no mundo inteiro que se dá por meio dos bispos, mas também por meio dos cardeais”, explica o padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.
As missas da novena preparatória seguem até este sábado (8/6), tendo como celebrante os seguintes padres: padre Francisco Deragil de Souza, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque (Mogi das Cruzes), no dia 7 de junho; e padre Dorival Aparecido de Moraes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santuário Diocesano (Mogi das Cruzes).


Comentários